segunda-feira, novembro 05, 2012

Dobradinha infalível para timidez e insegurança


Uma mãe me procurou com o seguinte relato: seu filho, um menino de sete anos, começou de repente a apresentar timidez acirrada e insegurança para tudo. Antes tagarela, pouco falava com os amigos e não dirigia-se aos adultos. No máximo, um balançar de cabeça envergonhado.

Sua preocupação aumentou quando a professora pediu para conversar. O menino, apesar de academicamente brilhante, não participava mais das aulas e parou de produzir satisfatoriamente. Estava aquém de seu potencial.

Na parte física, mais entraves. Ficava alheio durante as aulas de ginástica na escola e pouco evoluía na natação e no futebol.

Como em sua cidade ela só tinha acesso aos florais de Bach, recomendei Larch, para a auto-estima, e Mimulus para a timidez e o medo das pessoas e de correr riscos.

Duas semanas depois, a criança já estava mais integrada com os amigos e passou a falar, ainda que timidamente, com os adultos.

Passado um mês e meio, evoluiu nos esportes e foi convidado a mudar para uma turma mais avançada no futebol. Da timidez inesperada voltou a ser o menino carismático e divertido, adorado pelos amigos. Na escola, participa das aulas, sempre bem-humorado e seguro de si. 

"O que vi acontecer com o uso dos florais foi a total transformação de uma criança insegura e reservada em alguém auto-confiante, feliz e satisfeito consigo mesmo. Não tenho palavras para agradecer", conta a mãe.