segunda-feira, janeiro 07, 2013

A eterna vítima


"Ninguém se importa comigo!"

Esta frase era dita constantemente por uma criança, apesar de todo carinho, atenção e cuidado que recebia dos pais.

"Isto não é justo", era a frase que ocupava a segunda colocação no ranking das lamentações.

Procupada com este comportamento irritadiço e amargurado do filho, uma pessoa chegou até a mim. "Não entendo porque meu filho está sempre mal-humorado, reclamando de tudo, ressentindo-se facilmente nas mínimas situações".

Olhos marejados, voz de choro, ressentimento e mágoas com todo mundo, reclamações que não acabam mais. Mesmo depois de um dia ótimo, uma pequena coisa que não o agrade transforma tudo num dia horrível!
Como aqui só é possível encontrar as essências de Bach, propus a ela que ele tomasse apenas o Willow (foto) por algumas semanas.

Em cinco dias, ela me ligou: "Parece mentira mas, apesar de ainda fica contrariado, ele já não explode em lágrimas e nem usa mais com tanta frequência suas frases características".

Dez dias depois, mais boas notícias: a postura de coitadinho parece cada vez mais distante. "Quando está entre amigos e algo não vai exatamente como ele esperava, mostra-se mais flexível e bem-humorado, não se retirando mais das brincadeiras para ficar se lamentando num canto. Como mãe, estou extremamente feliz com este progresso".


A flor do salgueiro (Willow) é para que só tem foco para seus problemas, seu egoísmo. Lamentação é seu nome. Este floral ameniza a pena de si mesmo e o tipo Willow positivo percebe que os revezes fazem parte da existência , aprendendo a ter jogo de cintura para encontrar saídas nas situações com que se depara vida afora.

Ele passa de espectador a ator principal e aprende a olhar a vida de maneira positiva, com a consciência de que não são os outros que lhe causam contratempos mas ele que permite que as coisas o incomodem tanto.

A essência suaviza o ressentimento e a postura de eterna vítima das circustâncias. Ele assume a responsabilidade por suas situações na vida escolhendo atitudes positivas e, portanto, colhendo resultados positivos também.