terça-feira, janeiro 22, 2013

O Desafio da Bondade

Lendo o jornal local semana passada, fiquei sabendo de uma iniciativa de uma escola aqui de San Diego, Califórnia, que me encheu de alegria. E, melhor, descobri que o projeto espalhou-se pelo país todo.


O Desafio da Bondade é uma meta que vai de segunda até sexta-feira semanalmente, estimulando os alunos do jardim de infância até o ensino médio a completar uma lista de 50 pontos de boas ações.

Entre os "desafios" estão tarefas foférrimas como sorrir para 25 pessoas, fazer um novo amigo, contar uma piada que faça alguém rir, ajudar um aluno mais novo do que você, reciclar lixo, dizer "bom dia" para 15 pessoas, agradecer a um voluntário e segurar uma porta aberta para alguém.

Tudo muito simples mas que, de fato, pode iluminar o dia de uma pessoa.  E, mais, criar uma nova geração de crianças que pratiquem a bondade, o amor, a gentileza e que entendam o valor positivo disto tudo. Lindo demais!

A recompensa? Satisfação por ter feito algo para tornar o mundo melhor. Ou coisas divertidas como a promessa que uma diretora fez de dançar Gangnam Style caso metade dos alunos completem o desafio da semana.

O projeto tem estimulado a boa vontade e boa ação das crianças. Em algumas escolas, por iniciativa própria, alunos começaram a escrever cartões com mensagens positivas para dar aos amigos e funcionários da escola.  

A idéia já contagiou 215 escolas (incluindo a do meu filho) em 34 estados americanos e outros quatro países, como a Suiça.

Um lindo exemplo a ser seguindo.