quarta-feira, setembro 11, 2013

Carregando o mundo nas costas

Se você anda sobrecarregado, com milhões de tarefas para cumprir, realizando serviço que poderia ser dividido com outras pessoas e achando que não vai dar conta, está na hora de colocar um ponto final nisto.

Existem florais que ajudam aquelas pessoas que, por um excesso de deveres, responsabilidades, metas irrealistas ou perfeccionismo, acabam se sentindo oprimidas ou forçando seu corpo e sua energia muito além de seus limites . O resultado é desânimo, insegurança, cansaço. O excesso sempre manda a conta depois, seja em forma de doença ou de sentimento de fracasso.

O Elm (Bach) é para aqueles que sofrem porque sua carga de responsabilidades é grande demais e ele pensa que não vai dar conta. Esta aflição mental vira angústia no coração. A essência resgata a segurança, dissolvendo as dúvidas e a sensação de incapacidade e também revitalizando os centros de energia do corpo.

Os tipos Oak (Bach) são extremamente responsáveis e tem uma força de vontade enorme. Justamente por esta capacidade e vontade férrea não percebem os limites do corpo e não deixam de lutar nunca. Pedir ajuda é algo que nunca lhes ocorre. Quando ficam doentes se desesperam! O floral ensina que a força precisa ser usada com sabedoria. Flexibilidade e equilíbrio são importantes para não chegar ao desgaste. 

Para quem faz esforço além da conta e somatiza este esgotamento através de tensão e dor muscular, Dandelion (Califórnia, na foto) ajuda a dissolver a compulsão pelo excesso de atividades e responsabilidades.

Porque, como diziam os poetas: 

Abre os teus braços, meu irmão, deixa cair
Pra que somar se a gente pode dividir?